Notícias

“Conhecendo a Câmara” recebe a E.M. Profª Ângela

31 de Agosto de 2011

         O aluno Vitor Hugo Silva, 10 anos, nunca tinha visitado o prédio da Câmara Municipal de Passos. Considerou a visita “impressionante”, “legal” e disse que, entre outras coisas, aprendeu que o Legislativo Passense tem 11 vereadores. Junto com ele, outras 47 crianças de duas turmas da Escola Municipal Professora Ângela Aparecida Silveira tiveram a oportunidade hoje (31 de agosto) de participar do “Programa Conhecendo a Câmara”.

         Vitor Hugo disse ter “gostado de tudo” no cerca de 90 minutos que esteve  na Casa, conhecendo as dependências e participando de palestra. A professora Débora Maria da Silva disse ter gostado, avaliando a “grande oportunidade para as crianças”, já que segundo ela a Câmara “abriu as portas”. “Achei que essa parceria com a Prefeitura é muito boa, porque as crianças estão tendo noção sobre as leis”, afirmou.

         Ao receber os alunos no plenário, o vereador Paulo Rodrigues (PSB) destacou seu contentamento com o sucesso do Programa. “É uma iniciativa que eu sugeri, a Tia Cenira (presidente) acolheu. Quando eu estudava, na idade de vocês, não tive essa oportunidade. Quero que vocês aprendam e quando perguntados sobre o que é Prefeitura, sobre o que é Câmara, possam responder”, salientou.

         Para a diretora da Escola – situada no Bela Vista e que atende outros  bairros como Santa Luzia e Casarão - Maristela Chagas Silva, a iniciativa “é muito bonita”, avaliando ser importante o fato de que com ela a Casa está abrindo as suas portas. “Eles (alunos) estão empolgados. Quando falei com eles que viriam, a reação deles foi perguntar: “lá pode visitar?’. Eles nunca tinham entrado aqui. É muito válido o que a Câmara está fazendo”, elogiou.

         O “Conhecendo a Câmara” foi lançado em abril pela presidente, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira). Com a iniciativa, a Câmara investe na construção da Cidadania, pois a visita inclui uma aula em que didaticamente as crianças aprendem sobre o que é Legislativo, as funções de vereador, a separação de Poderes, entre outros. Uma apostila foi especialmente produzida para o projeto, do qual podem participar escolas das redes municipal, estadual e particular.

        Desde o seu lançamento, dezenas de alunos já passaram pela Casa. As visitas acontecem a cada quinzena, sempre às quartas-feiras. No final, cada criança recebe um lanchinho, composto por um achocolatado e um pacotinho de bolachas.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.